domingo, 30 de outubro de 2011

Sing Through the Trumpet/Cante Através do Trompete

Boa noite pessoal, neste artigo falarei da importancia de combinarmos nossa prática diária com duas abordagens diferenciadas. Tocando de ouvido e tocando através de partituras.

VIDEO DO DIA:







Sing Through the Trumpet
By Dr. Michael H. Tunnell

As I continue to play, teach and study the trumpet, I realize the importance of making the musical aspect of playing more important than the technical aspect. Learning and practicing the various technical exercises on a daily basis is certainly fundamental to progress as a player, but musical considerations cannot be made secondary.

Lyricism, phrasing, beauty of tone and communication through the musical line is too often neglected for the sake of "higher, faster and louder chops". Frequently the young player is deficient in the softer and more introspective areas of brass playing; the entire spectrum of dynamics and range should be developed with equal care, which will then equip the player with the ability to effectively communicate any musical idea, whether it be a fortissimo, declamatory fanfare or a pianissimo, sustained legato line.

Music can be thought of as a language, which must be learned much in the same manner as early speech patterns are developed. In training young players, one suggestion is to integrate rote practice (playing solely by ear) into the daily practice routine. Begin by playing simple songs on the mouthpiece alone. This method will effectively involve the listening skills of the player, as well as the utilization of good airflow, since the mouthpiece obviously has less resistance than the trumpet. 

The tunes can be changed daily: seasonal songs, popular tunes, children's melodies, jazz lines. The next step is to play the same tune on the trumpet, and an additional exercise involves transposing the tune into all possible keys; the transposition "chops" get a workout as well! Take this idea one step further by attempting to play from memory (again, the ear will be put to work) any solo or etude currently being studied. Trust your aural sense to lead you in the right direction. Playing by ear and from memory are good supplements to the traditional practice of etudes, solos, excerpts and specific mechanics such as long tones, lip slurs, double and triple tonguing, single tonguing, legato, marcato and staccato tonguing, lyrical sustained playing, and flexibility. 

It is imperative that we never forget the "song" when playing the instrument. Keeping matters simple by focusing on singing through the horn even during the most complex passagework, just as one does when playing a simple tune in daily practice, will help the player communicate his ideas through his instrument. If you can hear it, you can play it.


TRADUÇÃO:

Cante Através do Trompete
Por  Dr. Michael H. Tunnell

Quanto mais eu toco, ensino e estudo o trompete, eu percebo a importancia de fazer dos apectos musicais que sejam mais importantes do que os aspectos técnicos. Aprendendo e praticando os varios exercícios técnicos diariamente certamente são fundamentais para o desenvolvimento e progresso do estudante, mas considerações de aspectos musicais não podem serem tomadas como secundárias.

Lirismo, fraseado, e beleza de tom e comunicação através da linha musical é geralmente negligenciado pelo desejo de "agudos, rapidez, e fortissimos". Frequentemente o estudante novo é deficiente no suave e mais intropectivas áreas do trompete; todo o espectro de dinâmicas e extensão devem serem desenvolvidos com muito cuidado, o que então irá equipar o trompetista estudante com as habilidades necessárias para efetivamente comunicar qualquer idéia musical, quer seja fortíssimo, fanfarra ou a pianíssimo, ou um legatíssimo.

Música pode ser geralemente definido como um tipo de linguagem, que precisam serem aprendidos na mesma maneira em que aprendemos a falar quando crianças. Quando treinamos novos trompetistas, uma sugestão é integrar os tipos de rotinas (tocando somente de ouvido) com a prática diária de exercícios técnicos. Inicie tocando canções simples no bocal somente. Este método irá efetivamente envolver o aparato auditivo do estudante, bem como a utilização de uma boa 'coluna de ar', simplesmente porque o bocal oferece pequena resistência em relação ao trompete.


As músicas podem serem trocadas diariamente: canções folclóricas, musicas populares, melodias infantis, e linhas de jazz e MPB. O próximo passo é tocar esta canção no trompete, e então como exercícios adicionais iniciar o processo de transposição desta música para todas as tonalidades possíveis; os 'lábios e ouvidos' de transposição serão treinados juntamente!! Pegue esta idéia e avance mais um passo a frente e tente tocar estas melodias de memória (novamente teus ouvidos irão ser benificiados) e também qualquer estudos ou solos que voce estudar. Confie em teu sentido aural para que voce siga na direção correta. Tocar de ouvido e decor são excelentes complementos para a maneira tradicional de prática de estudos, solos e trechos orquestrais, além é claro de elementos específicos como notas longas, flexibilidades, simples, duplo e triplo staccato, bem como legato e marcato, lírico e sustentado.


É imperativo que voce nunca esqueça a 'canção' quando voce toca teu trompete. Mantenha os problemas simples somente focando em 'cantar' através do teu trompete, ainda mesmo que seja durante o mais complexo trecho musical, igualmente como nós fazemos quando estamos tocando algo bem simples em nossa prática diária, ajudará o trompetista a comunicar tuas idéias através do seu instrumento. Se voce consegue ouvir, voce consegue tocar.


Obrigado por tua visita!
Volte ao teus estudos!
Nunca desista de teus sonhos!
Um abraço à todos!
Samuca

Thanks for stopping by!
Get back to the practice room!
Never give up your dreams!
All the best for you!
Sam

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Snook Young!

Boa noite pessoal, achei este vídeo na net hoje! Maravilhoso! O trompetista chama-se Snooky Young, ele fazia parte da naipe de trompetes da Big Band do programa de televisão chamado Tonight Show! O lider da banda era o trompetista Doc Severinsen, se voce não o conhece pesquise!

Precisamos buscar esta alegria de tocar! Um abraço à todos!


VIDEO DO DIA:

What to pack for the Audition/ Audição? O que levar?

Boa noite pessoal, este artigo nos fala sobre os preciosos itens que precisamos trabalhar e praticar para obtermos um excelente resultado em uma audição!

VIDEO DO DIA:







What to Pack for the Audition

Job hunters need to have in their portfolio five qualifications that will make the employers' selection process easy. Unfortunately these skills cannot be jammed into your suitcase at the last minute. All-night cram sessions just prior to the interview/audition will not work. These winning qualities will best be evidenced when they have been carefully ingrained over time. They must become automatic.

Not only will you win points at your audition, but you will also have great confidence under pressure. No need to be overwhelmed. All five are quite doable. The good news is thatyou have daily opportunities to be building these attention-grabbers as much as you like.Keep all five on the front burner, well-prepared, simmering, and ready to serve.
  • A BEAUTIFUL SOUND
  • CLEAR AND CORRECT ARTICULATION
  • PERFECT RHYTHM
  • GREAT INTONATION
  • DIRECTION OF THE PHRASE 
Audition committees are looking for these, so pay attention and don't disappoint. Guaranteed - if you impress listeners with each of these, your job hunt is over.


TRADUÇÃO:


O que levar para uma Audição

Os 'caçadores' de trabalhos precisam ter em seus 'portifólios' cinco qualificações que irão tornar o trabalho dos empregadores mais fáceis. Infelizmente estas qualificações/competências não podem serem adicionadas no último minuto/na noite anterior ao concurso. As preparações ensaidas nas noites que antecedem uma entrevista/audição/concurso não irá ajudar em nada. Estas qualidades de um vencedor serão melhores evidenciadas quando forem arraigadas cuidadosamente com o tempo de prática. Elas precisam se tornar automatizadas.

Não somente voce irá ganhar pontos em tua audição/apresentação como também voce irá ter muita confiança e segurança sob pressão. Não há necessidade de voce ser esmagado. Todas as cinco são bastante acessíveis. A boa notícia é que voce tem todos os teus dias para construir estes sinais de atenção tanto quanto voce necessitar. Mantenha todas estas cinco qualidades dentro de suas prioridades, esteja bem preparado, fervendo e pronto para servir.
  • Um som bonito
  • Limpo e articulação correta
  • Ritmo perfeito
  • Afinação impecável
  • Frase bem direcionada 
A banca está procurando por estas qualidades, então fique de olho e ouvidos atentos  e não desaponte. Totalmente garantido! Se voce impressionar teus ouvintes com cada um destes cinco itens sua procura por um emprego acabou!

Muito obrigado por tua visita!
Pratique sempre!
Nunca desista!
Um abraço à todos!
Samuca


Thank you for stop by!
Never give up!
All the best for you!
Sam

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Trumpet Auditions!! Audições de Trompete!!

Boa noite pessoal, neste artigo traduzirei alguma coisa sobre um fator importante que acontece em nossas vidas como músicos. É o ato de realizar audições e provas!


VIDEO DO DIA: Com apenas 24 anos de idade em 1962, FREDDIE HUBBARD!








An Event Like None Other

Welcome to new and returning CCM trumpet students! One might expect some stress-free social or any instrument-free event to ease the transition from beach to books, and from travel to toil. But no, your unglamorous first assignment even before day one? Take an audition. The sheer shock of it! Congratulations to all of you for shaking off summer and tackling Berlioz, Prokofiev, Shostakovich, de Falla, as well as your solo/etude of choice. Some thoughts on days like this:

An audition can be like having to swallow bitter medicine. Or, like being rudely searched at airport security, or being forced to endure a root canal without Novocain, or being required to play the Buckeyes with no helmets on. If not a physical pummeling, audition-playing can definitely be a mental one. The contest can be embarrassing, humiliating, and even discouraging. That's the bad truth.

The good truth is that we must admit that auditions are perhaps the best learning experience available. Learning to get through the negative emotions is a large part of the challenge. In about ten minutes you just showed yourself exactly where you need improvement. You are forced to confront reality straight in the mirror. If we want to like what we see (and what we hear), adjustments must be made. Auditions hand us our agenda for specific practice. The best part of the day should be your assessment of your performance, your very own sheet of will-dos.

One more important item: mastery of the instrument is our goal of course, but our motivation is not just technical ability. Musical expression, drama, energy, style, and story-telling will go a lot further in sustaining your interest than just checklists of technical details. The former approach helps tremendously with nerves. Your mission is more about the musical message than it is about trying to reach note perfection. Effectively communicating music to the committee and the audience is what this business is about. In fact, how about less "business" and more artistry?




TRADUÇÃO:


Um Evento como Nenhum Outro

Sejam bem-vindos os novos e aos antigos estudantes de trompete! Alguém poderá esperar algum evento que aliviará o entrosamento social entre os demais colegas ou ainda algum evento que facilite seu retorno mais facilmente da praia para os livros e métodos e que facilite tua viagem de volta para a labuta da prática diária do trompete. Mas não, seu primeiro compromisso e nada glamoroso ainda mesmo no teu primeiro dia de aula? Fazer uma audição. Esta excitação pode shocar! Parabéns à todos por ter posto de lado teu verão e gastar teu tempo estudando e preparando Berlioz, Prokofiev, Shostakovich, de Falla, como também teu solo e estudo de livre escolha. Alguns pensamentos para dias como estes:

Uma audição pode ser igual a quando temos que engolir um remédio amargo. Ou, igual a ser rudemente revistado pelos guardas do aeroporto, ou ainda como se fossemos fazer tratamento de canal sem ser anestesiado ou ainda ser pedido para jogar futebol americano sem usar um capacete. Se for cansativo fisicamente  para voce o será definitivamente um cansaço mental e as vezes poderá ser a soma do físico com o mental. O concurso/uma audição pode ser vergonhoso, humilhante e as vezes desencorajador. Esta é a a verdade ruim.

A boa verdade é que nós devemos admitir é que audições são talvez a melhor maneira disponível para aprendermos e obter experiencia. Estudar/pesquisar e aprender a vencer tuas emoções negativas é em parte um grande desafio. Em apenas 10 minutos voce mostrou a si mesmo em qual ou quais áreas  voce precisa melhorar ou desenvolver. Voce é forçado a confrontar a realidade em frente ao espelho. Se nós quisermos apreciar o que vemos ( e o que ouvimos), ajustes precisa ser feito. Audições/provas e concursos permite-nos que noss agenda fique detalhadamente específica em nossas práticas diárias. A melhor parte de teu dia deverá ser sua avaliação de teu desempenho e faça tua própria folha de coisas a serem desenvolvidades e melhoradas.

Uma coisa que é muitíssimo importante: desenvolver em nosso instrumento é claramente nosso principal objetivo, mas nossa motivação não é somente uma questão de habilidade técnica. Expressão musical, drama, energia, estilo, e 'um contador de histórias' te motivará muito mais em teu dia-a-dia do que simplesmente uma lista de detalhes técnicos as ser melhorados. A primeira abordagem nos ajuda tremendamente em controlar nossos nervos. Nossa missão é muito mais conectada com a expressão musical do que atingir a perfeição de notas corretas. Comunique efetivamente tua música/tua mensagem para a banca e para a platéia é o que este 'negócio' se trata. Na verdade, que tal desenvolvermos menos 'negócios' e aprimorarmos mais nossa arte?

Muito obrigado por tua visita!
Nunca desita de teus sonhos!
Sempre estude o teu trompete!
Um abraço à todos!
Samuca


Thanks for stop by!
Never give up your dreams!
Always practice your trumpet!
All the best for you!
Sam

sábado, 1 de outubro de 2011

Trumpet Practice Basics! Dicas Básicas do Estudo de Trompete

 Boa noite pessoal, este artigo achei na internet, neste endereço, http://trumpetpractice.com/basics.aspx

Achei muito importante estas dicas por isto estou repassando.

VIDEO DO DIA:

 

Practice Basics

Often times it is more important how you practice than what you practice. To become an even average trumpet player requires dedication. The trumpet is not an instrumet you can set down for two weeks then pick it up and play a two hour concert. A good practice routine will contain several common elements:
  • Warmup

    A good warmup will be long enough to get the blood going and have you ready to play with minimal effort. While each player is different, a typical warmup should be between three and five minutes. Warm up times will also vary depending on how fatigued the player is. If your lips are very tired, expect to have a longer warmup than if you are fully rested.
  • Long Tones

    Spending a few minuts a day on long tones will greatly improve lip response and overall sound.
  • Lip Flexibility

    There are many variations. Lip slurs tpyically come to mind. Learning lip vibrato can greatly improve flexibility and increase embouchure confidence.
  • Playing music

    Trumpet players can often get caught up in rigorous lip exercises or become obssessed with high notes. It's important to have a balanced practice approach that inclues plenty of opportunity to simply play music. Choose music that has variety. Try and always spend a few minutes each practice session sight reading as well.
  • Listening

    To become a better trumpet player it is very important to listen to the great players that came before you. Each practice session you should take time to listen to other trumpet players and other musicians as well. Don't think just because someone is playing a saxophone and you are trying to play the trumpet that there is not something to be learned!!! Inspiration can come from anywhere!

TRADUÇÃO:



Estudos Básicos

Na maioria das vezes é mais importante como voce pratica/estuda do que, o que voce pratica/estuda. Para se tornar um trompetista normal mas com muito controle voce precisa de muita dedicação. O trompete não é um instrumento que voce deixa de lado por duas semanas e simplesmente o pega e sai tocando um concerto de duas horas. Uma boa prática/rotina diária irá conter elementos muitos semelhantes: 
Aquecimento
Um bom aquecimento será o suficiente longo para que voce faça teu sangue circular e para que voce esteja preparado para tocar com um mínimo de esforço. Enquanto cada músico é diferente, um típico aquecimento deveria ser entre 3 e 5 minutos. O aquecimento também irá variar dependendo o quão cansado e fatigado está o trompetista. Se teus lábios estão muito cansados, prepare-se para um aquecimento muito mais longo do que se vce estivesse inteiramente descansado.
 Notas Longas 
Gastar alguns minutos por dia em notas longas irá melhorar enormemente tua 'resposta' labial e teu som em geral irá melhorar.
Flexibilidade de Lábios 
Existe muitos tipos e variações. Ligaduras geralmente é o que vem em nossa mente. Aprender o vibrato de lábios irá melhorar sua flexibilidade e aumentará sua confiança em tua embocadura.
Tocando Música
Trompetistas geralmente consegue ficar paralisado e obcecado por exercícios de flexibilidades e por notas agudas. É de extrema importância conseguir uma maneira de estudar que seja equilibrado, que inclua muito tempo para que voce toque músicas simples. Escolha músicas dos mais variados generos e estilos. Tente e sempre gaste algum tempo em todo teu estudo diário praticando leitura a primeira vista.
Ouvindo 
Para se tornar um excelente trompetista é necessário que voce ouça muito os grandes trompetistas que vieram e existiram antes de voce. A cada estudo diário voce deveria tirar algum tempo para somente ouvir grandes trompetistas assim como grandes instrumentistas de outros instrumentos também. Não pense, porque aquele cara está tocando sax e voce está tentando tocar o trompete é que não acrescentará nada em tua vida, que não existe nada que voce possa aprender!!! Inspiração pode aparecer de qualquer lugar em qualquer tempo!!

Muito obrigado por tua visita!
Nunca desista!
Pratique sempre com diligência!
Um abraço à todos!
Samuca


Thanks for stop by!
Never give up!
Practice with wisdom!
All the best for you!
Sam